Serviços editoriais – Parte 1

Serviços editoriais – Parte 1

E aí, pessoal, tudo bem?

Vocês devem estar se perguntando, “mas Tâni, como vocês se transformaram de autores sem editora a empreendedores editoriais?”. Ih, não foi algo da noite para o dia, não…

Nessa ocasião, estávamos já com o grupo dos oito autores remanescentes do Selo Lumus da Modo Editora, aguardando uma luz que tinha tentado brilhar no fim do túnel, isso lá no finalzinho de 2019: uma editora fluminense de RPG que havia se interessado em criar um selo de literatura fantástica dentro de sua linha de publicação. Ficamos no aguardo, produzindo alguns contos de nossos universos. Mas… veio a pandemia em março de 2020, e tudo mudou drasticamente, já que as prioridades de tudo no mundo foram alteradas.

Então, seguindo a linha do que eu estava comentando no post anterior, conseguimos entender, em todo o processo de confecção do livro da dona Silvia Mara, que tínhamos sim capacidade técnica para editorar um livro. E isso foi curiosamente um baque para nós, pois entendemos que tínhamos, portanto, esse potencial para abrirmos uma editora.

Nas nossas cabeças obviamente veio todo o histórico de cada um, em suas publicações pelas editoras anteriores, e afunilamos em um lugar-comum: publicação sob demanda. Ao menos para mim, eu entendia que investir um tanto para viabilizar a publicação não era algo tão assim absurdo; para a primeira edição, arquei com os custos da capa (desenho feito em cima de uma foto, então paguei pela desenhista e pelo capista), e a editora financiou revisão e diagramação para a edição. Daí comprei, a preço de custo, 50 exemplares, tendo margem (pequena) para a venda por mim diretamente em eventos ou coisa semelhante. A editora mantinha o link para venda do livro pela site deles, pagando o equivalente aos direitos autorais (10% do preço de capa). Como o próprio nome da modalidade diz, eles não mantinham estoque do livro, imprimindo sob demanda quando eu precisasse de mais (pagando por isso, claro), ou quando eles fizessem uma venda ou participassem como editora de algum evento literário.

Como ser descoberta como revelação literária por alguma grande editora que me bancasse na íntegra, investindo em uma escritora novata e desconhecida (percebem?) era algo praticamente impossível, comecei a avaliar outros caminhos para publicar. Cheguei a ver possibilidades de publicação independente, mas a ideia de ficar com caixas de livros embaixo da cama ou empilhadas no quarto, sem qualquer tipo de distribuição, me incomodava. Claro, isso lá no início da década de 2010, onde as livrarias físicas ainda estavam no topo, e distribuidoras que alcançassem logisticamente o Brasil todo faziam mais diferença do que hoje. Então, novamente, estar em uma editora, por menor que fosse seu alcance de distribuição, ainda era vantajoso.

Conversando novamente com meu amigo Alan, ele me explicou que a ideia de montar a Macaco Dumal, após prestar muitos serviços de diagramação para outras editoras, veio como uma maneira de conseguir realizar alguns sonhos, e poder fazer diferente em relação ao que outras editoras (no caso, editoras de RPG) estavam fazendo, como garantir qualidade nos serviços gráficos e cumprir com os prazos previstos nos financiamentos coletivos. Ele também não tinha experiência na área, tampouco em administrar uma empresa, porém entendeu que sua iniciativa poderia sim dar frutos. E ele está colhendo! Clique na logo abaixo e saiba mais sobre a Macaco, uma editora parceira nossa!

Juntando toda a nossa experiência técnica adquirida ao longo dos anos, bem como após a edição dos dez exemplares d'”O Quintado” ter sido satisfatória, entendemos que poderia ser a hora de abrirmos nossa editora, pensando a princípio em publicar os oito autores remanescentes do Selo Lumus lá da Modo Editora. Surgiram novas ideias, como o lançamento de antologias de contos de diversas temáticas. Estamos com diversos projetos na manga, e estudando para viabilizarmos, de maneira ordenada, a realização de tudo isso!

E como grande novidade do dia, percebemos que nossa experiência acumulada poderia ajudar na prestação de serviços para outros autores. Lá no menu do site, clique em SERVIÇOS EDITORIAIS e descubra mais sobre esse nosso novo horizonte, que disponibilizamos a vocês. Nos próximos posts, vou explicar um por um desses serviços, como funcionam e qual a importância de um texto bem trabalhado na hora de apresentar sua obra.

Até mais!

Voltar ao Topo