Olá!
Continuamos falando de serviços editoriais, agora que já fizemos a preparação de nosso texto, certo?
“Mas espera, Tâni, como assim? Eu ainda não defini o tipo da fonte que eu quero no meu texto, nem o tamanho, nem nada…”
Justamente aqui que eu preciso entrar e te explicar, gafanhoto, que o texto em formato .doc ou similar está preparado (lido criticamente, revisado e analisado), mas não está pronto para publicação. Por mais que os editores de texto estejam cada dia mais completos, extrapolando ferramentas que antes só se imaginavam em softwares tipo Word (ou alguns como o Scrivener, que monta cenas e separa capítulos também) ainda assim a Diagramação é uma etapa fundamental, para transformar um arquivo de texto em algo agradável aos olhos na leitura.
Diagramação de Texto é uma parte do projeto gráfico da concepção de um livro que consiste em distribuir os elementos gráficos dentro do espaço editável de uma página. Ou seja: organizar texto, imagens, margens, capitulação, dentre outros elementos, de maneira harmônica nas páginas do projeto, montando um arquivo com formato pronto para ir à gráfica, inclusive delimitando marcas de corte para as máquinas. É possível fazer a diagramação em editores de texto, porém o trabalho para conseguir um resultado satisfatório normalmente não compensa, existindo outros softwares mais adequados ao tipo de serviço, como o InDesign ou ainda o Illustrator. Ainda, com esses softwares dedicados é possível montar designs mais complexos, aquelas artes bonitas no miolo que deixam cada livro único. Vejam como exemplo o miolo de O Quintado:
A Diagramação sempre é realizada após o término da ação criativa do texto e da sua revisão definitiva. Após iniciada a diagramação, acrescentar novos conteúdos textuais significa alterar os quantitativos de caracteres por página, e isso pode influenciar na definição de elementos como tamanho e tipo da fonte, além das medidas de margens utilizadas.
Um livro mal diagramado, por melhor história que possua, não vai prender o leitor na leitura por apresentar um visual que incomoda: a fonte pode estar pequena demais, ou com espaçamentos entre linhas e capítulos feitos de maneira irregular, ou ainda com o texto muito próximo à lombada do livro. O tipo da fonte escolhida também deve ser considerado, e pode mudar se o livro for impresso ou para leitura digital, pois a percepção visual acaba sendo diferenciada: para livros impressos, dá-se preferência a fontes serifadas; já para a leitura digital, as fontes sans serif são de melhor escolha.
A diagramação conversa diretamente com o formato final do livro, se irá ser impresso ou ficará em versão digital, pois leva em consideração técnicas de colocação, tons do miolo do papel (branco, sépia?), tipo de capa (gramatura normal, capa dura?) e lombada (costurada, colada?). No caso de e-book a diagramação avalia número de caracteres por página, visando uma leitura adequada nos mais diversos aparelhos (celulares, tablets, computadores e leitores tipo kindle e kobo), apropriadas para a sua natureza de “rolar” o texto, e não virar a página como no impresso .
Por fim temos ainda a Revisão de Provas. Embora tenha o nome de revisão, entra como parte da diagramação por ser um serviço relacionado mais à parte gráfica do que à parte textual. Então é uma verificação de elementos que possam ter ficado estranhos na diagramação, como hifenização incorreta, linhas viúvas, textos com formatação de fonte diferentes do restante padronizado, imagens fora de esquadro, dentre outros que saltarem os olhos. A revisão de provas é fundamental, e ela é feita após a diagramação, normalmente com o arquivo em formato .pdf ou similar. Após esse passo, depois que o arquivo fechado vai para a gráfica, não é mais possível puxar a corda para alterar qualquer coisa. Seu livro ficará lindo quando feito com cuidado, e com problemas quando feito de qualquer maneira. Por isso, principalmente nessa parte, vale a pena um investimento ao invés de tentar fazer tudo no Word ou similares.
Continuem acompanhando nossos textos, que vamos explicar tintin por tintin de como funciona cada parte dos serviços editoriais.
Até mais!