Habemus PANDORA!

Habemus PANDORA!

Já ouviu falar sobre a Caixa de Pandora?

Embora o conhecimento mais comum sobre o mito se resuma a esse da caixa, existe todo o contexto maior envolvendo Pandora. ELE explica a criação da mulher, suas qualidades e suas fraquezas, tal como todos os males existentes no mundo. Indo além, entende-se que Pandora é a responsável por dar ao homem a possibilidade de se aprimorar através dos desafios e das desventuras. Ela lhes dá, assim, a energia de encarar estas provas com a Esperança. Pandora não é a fonte do mal; ela é a fonte da força, da dignidade e da beleza, portanto, sem adversidade o ser humano não seria capaz de evoluir.

Desde os mitos mais antigos da Humanidade, passando pela filosofia, pelas religiões, pelas diversas culturas de cada povo e pela política, a mulher sempre teve um papel secundário, muitas vezes ligado a aspectos negativos. Ainda que hoje se tenha muito mais liberdade, conquistada por tantas vozes, atitudes e lutas anteriores, ainda existem montanhas a serem conquistadas pelas mulheres.

E, uma delas, é o protagonismo na Literatura Brasileira.

E, já que esse é o ponto, que gênero melhor do que a fantasia para o protagonismo feminino estar a frente?

Isso quer dizer que não temos protagonismo forte na Literatura Brasileira? Sim, claro que temos! E temos muitos exemplos de protagonistas fortes dentro do gênero de fantasia. O que não tínhamos, até agora, é um selo literário que colocasse todos os holofotes sobre esse tema, e essa é a proposta do SELO PANDORA da Lumus Editora.

Depois de bastante tempo trabalhando na construção do que seria o nosso primeiro selo, finalmente podemos trazer para vocês, com orgulho, o que dedicamos tanto tempo construindo para o ano de 2023 (e todos os outros que virão).

Com o Pandora, vamos focar nessa qualidade nas obras que buscamos: protagonistas femininas fortes, com corpo ou alma de mulher, criadas por artistas das palavras e que, dentro de mundos originais de fantasia, são capazes de mudar suas realidades. E, para começarmos, convidamos nossos autores a escreverem contos em seus mundos, os que já conhecemos e os novos, para desbravar os primeiros caminhos dessa jornada. Logo, logo o resultado disso tudo será apresentado na nossa nova coletânea, então aguardem!

Voltar ao Topo